Uma esquina ou “gaveto” é sempre um desafio para um arquitecto. Um bloco numa esquina da cidade.
Chamámos-lhe “Lisbon Stone Block”, pela imagem de bloco em pedra, que a imagem urbana virtualmente lhe confere. Um bloco numa esquina da cidade. O sítio: As “Avenidas Novas” estrutura urbana do século XIX, edificado ao longo de dois séculos.
A ideia/conceito do edifício baseia-se numa fachada mutante numa “pele de pedra” – em sucessivas metamorfoses pela mobilidade que a caracteriza.
O edifício é uma escultura que configura diferentes imagens de acordo com o uso: de noite irradia luz dos apartamentos, de dia é uma pele perfurada e atravessada pela luz que chega ao interior dos apartamentos, através das aberturas que os painéis de posição variável proporcionam.
Ás diversas plantas de habitação do edifício correspondem 20 fogos, cada um caracterizado por uma sala central que articula e dá sequência à cozinha.
Tratam-se de plantas onde é visível uma procura contemporânea de estar, em que se pretende articular de forma estreita o “estar/convívio”, o “comer” e a “preparação de refeições” através de um sistema de apainelados móveis.
Todos os quartos apresentam uma organização próxima da suite, com o objectivo de proporcionar níveis mais confortáveis de intimidade.
Informação Complementar:
- Engenharia: BETAR estudos e projectos de estabilidade lda.
- Construtor: Ramos Catarino, S.A.